Comissão de Proteção ao Idoso

Estudos da Comissão de Proteção ao Idoso

Descrição dos acontecimentos mais relevantes sobre o envelhecimento e as pessoas idosas.

Análise sobre a evolução da população residente até ao ano 2080 baseada na projeção do Instituto Nacional de Estatística.

Apresentação do estatuto do cuidador informal aprovado pela Lei nº100/2019, de 6 de setembro, e das medidas de apoio que foram previstas.

Estudo sobre regime do maior acompanhado que foi introduzido pela Lei nº42/2018, de 14 de agosto.

Estudo sobre o direito de participação da pessoa idosa na sociedade atual a partir dos princípios das Nações Unidas para as pessoas idosas, adotados pela resolução 46/91 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 16 de dezembro de 1991.

Estudo sobre a forma como evoluiu a perceção social do envelhecimento na generalidade da população e a como os idosos  vêem o envelhecimento, concluindo-se pela necessidade de melhorar a sua integração e participação na sociedade.

Análise sobre a investigação na área do envelhecimento e da sua relação com a doença através da abordagem da gerociência.

Estudo baseado no texto de Arundhati Roy, The pandemic is a portal, publicado no Financial Times de 3 de abril de 2020, sobre a importância da intergeracionalidade e o contributo do reforço dos laços entre as gerações para a sociedade pós-Covid 19.

Apresentação do projeto Presente! O novo projeto da Comissão de Proteção ao Idoso sobre o direito de participação das pessoas idosas.

Reflexão sobre o Dia do Idoso de 2020 baseada na intervenção do Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres.