Eventos anteriores

  • 2019
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015
06.12.2019
Auditório da Santa Casa de Misericórdia de Amares
Conferência: Os idosos na Sociedade – Um País em Mudança

A CPI e a Provedora do Idoso de Amares realizaram uma conferência dedicada ao tema Os Idosos na Sociedade – Um País em Mudança. A iniciativa decorreu no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Amares. A cerimónia de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amares, Álvaro Silva, e da Provedora do Idoso, Gracinda Faustino. Os membros da CPI Eduardo Duque e Conceição Sampaio abordaram questões relacionadas com a importância do envelhecimento positivo com dignidade e autonomia e com o Regime Jurídico do Maior Acompanhado e o Estatuto do Cuidador Informal.

29.11.2019
Salão Nobre da Câmara Municipal de Vieira do Minho
Conferência: O Cuidado das Pessoas Idosas – Da Proteção Social aos Cuidados na Família

A CPI e a Provedora do Idoso de Amares realizaram uma conferência dedicada ao tema Os Idosos na Sociedade – Um País em Mudança. A iniciativa decorreu no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho. A cerimónia de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, e da Provedora do Idoso, Joaquina Coelhoso. Os membros da CPI Eduardo Duque e Conceição Sampaio abordaram questões relacionadas com a importância do envelhecimento positivo com dignidade e autonomia e com o Regime Jurídico do Maior Acompanhado e o Estatuto do Cuidador Informal.

22.11.2019
Auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte
Conferência: A Autonomia e a Dignidade na Velhice – A Importância dos Idosos nas Nossas Vidas

A CPI e o Provedor do Idoso da Póvoa de Lanhoso, Álvaro Moreira, realizaram uma conferência, subordinada ao tema A Dignidade e a Autonomia na Velhice – A Importância dos Idosos nas Nossas Vidas. Esta iniciativa decorreu no Centro Interpretativo Maria da Fonte e contou com a intervenção dos membros da CPI Eduardo Duque e Conceição Sampaio.

31.10.2019
Centro Distrital da Segurança Social de Braga
Ação de Formação para Técnicos da Segurança Social

A CPI, em colaboração com o Centro Distrital da Segurança Social de Braga, realizou uma ação de formação para técnicos sociais sobre o novo Regime do Maior Acompanhado. Esta iniciativa destinou-se a proporcionar aos técnicos o conhecimento do regime jurídico do maior acompanhado,  das alterações que levaram à mudança legislativa e do novo paradigma face aos anteriores institutos da interdição e inabilitação. Pretendeu-se ainda alertar para a necessidade de assegurar o maior grau de autonomia possível à pessoa carecida de apoio e promover a capacidade e auto-determinação do acompanhado através de uma medida adequada, alcançada com o auxílio do relatório social, o qual desempenha agora um papel fundamental nesta matéria.

10.10.2019
Associação do Porto de Paralisia Cerebral
Sessão de esclarecimento sobre O Novo Regime do Maior Acompanhado

A CPI participou na iniciativa À Conversa Sobre… organizada pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC). Esta sessão decorreu no Auditório do Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) e juntou cerca de duas centenas de pessoas. O objectivo consistiu em informar e apoiar os participantes em relação às condições, implicações e procedimentos legais do novo Regime Jurídico do Maior Acompanhado. A iniciativa contou com a participação dos colaboradores da CPI Conceição Sampaio e Eduardo Sampaio, os quais realizaram intervenções sobre o novo Regime Jurídico do Maior Acompanhado.

04.10.2019
Centro de Educação e Formação Profissional Integrada (CEFPI)
Ação de Formação O Novo Regime do Maior Acompanhado

A CPI realizou uma ação de formação sobre o novo Regime do Maior Acompanhado no Centro de Educação e Formação Integrada (CEFPI), no Porto. Esta iniciativa decorreu durante quatro semanas (um dia por semana) e teve a participação de cerca de setenta pessoas. O objetivo da ação de formação consistiu em ser um espaço de reflexão sobre o novo modelo de acompanhamento das pessoas dependentes com uma intervenção orientada para a inclusão e focada no respeito pelos seus direitos à autonomia e qualidade de vida. Este novo paradigma tem um forte impacto na inovação das práticas das organizações e dos seus dirigentes e técnicos.

27.06.2019
Sociedade Galega de Gerontologia e Geriatria – Pontevedra
31º Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia

No âmbito da sua atividade internacional, a CPI participou no 31º Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia, orgnizado pela Sociedade Galega de Gerontologia e Geriatria. O congresso decorreu em Pontevedra. A CPI foi representada pelos membros Carlos Branco e Conceição Sampaio que fizeram uma intervenção com o tema Direitos Sociais e as Pessoas Idosas – Visão da Europa.

16.05.2019
Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP)
Workshop O Novo Regime do Maior Acompanhado

A CPI participou no Workshop O Regime do Maior Acompanhado organizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais do Porto com os membros Conceição da Conceição  Sampaio Sampaio e  Eduardo Sampaio, os quais apresentaram duas intervenções sobre o novo Regime Jurídico do Maior Acompanhado.

03.05.2019
Viana do Castelo
Seminário de Formação O Novo Regime do Maior Acompanhado

A CPI realizou o segundo Seminário de Formação dedicado ao novo Regime Jurídico do Maior Acompanhado. Esta iniciativa visou dar resposta a um conjunto de questões práticas suscitadas pela Lei nº49/2018, de 14 de agosto, que veio substituir os institutos da interdição e da inabilitação previstos no código civil.

15.03.2019
Guimarães
Seminário de Formação O Novo Regime do Maior Acompanhado

A CPI realizou primeiro Seminário de Formação sobre o Novo Regime do Maior Acompanhado. O seminário contou com o contributo de vários especialistas. Os conteúdos apresentados foram Da Interdição e Inabilitação ao Novo Regime do Maior Acompanhado, A Sociedade em Transformação: Políticas Familiares e Serviços Sociais, O Novo Regime Jurídico do Maior Acompanhado: Algumas Questões Práticas e O Novo Modelo de Relatório Social no Regime do Maior Acompanhado.

18.12.2018
Comarca do Porto Este
Protocolo de Cooperação Interinstitucional com o Ministério Público da Comarca do Porto Este
Formalizou-se no dia 18 de dezembro, no Palácio da Justiça de Penafiel, o protocolo de cooperação entre a CPI e a Procuradoria da República da Comarca do Porto Este. No âmbito deste protocolo, as duas instituições comprometeram-se a colaborar no combate à violência física e psicológica, abandono e maus tratos contra idosos e em situações de necessidade de acompanhamento ou de suprimento de incapacidade e de representação legal. Na assinatura estiveram presentes o presidente da CPI, Dr. Carlos Branco, a Senhora Procuradora da República Coordenadora, Drª Maria José Eleutério, e todos os Magistrados do Ministério Público das áreas cível e criminal  adstritos à violência doméstica e às questões relacionadas com idosos.
10.09.2018
Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP)
II Congresso Ibero-Americano de Intervenção Social
A CPI participou no II Congresso Ibero-Americano de Intervenção Social, realizado pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), com o tema Direitos Sociais e Exclusão. A representação da CPI foi constituída pelos membros Carlos Branco e Conceição Sampaio e pela colaboradora Fernanda Carvalho.
24.05.2018
Vieira do Minho
Protocolo com a Câmara Municipal da Vieira do Minho
A CPI e o Município de Vieira do Minho celebraram um protocolo de cooperação para a implementação do Provedor do Idoso no concelho. Na assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Engenheiro António Cardoso, o Presidente da CPI, Dr. Carlos Branco, bem como outros membros da direção.
20.04.2018
Resisénior Gold, Braga
Apresentação da Agenda de Gerontologia Aprender, Envelhecer, Ser
 
A CPI e a Alma de Letras Edições organizaram uma sessão de apresentação da Agenda de Gerontologia de 2018/2019 – Aprender, Envelhecer, Ser. A apresentação decorreu na Resisénior Gold, em Braga, e permitiu a exposição e discussão de ideias subordinadas ao tema A Dignidade do Idoso. A CPI foi representada pelos membros Carlos Branco e Armandina Conde.
23.02.2018
Hospital de Santa Maria, Porto
Conferência Reaprender a Idade: Contributos Interdisciplinares
A CPI, em colaboração com o Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto e o Hospital de Santa Maria, no Porto, organizou a conferência Reaprender a Idade: Contributos Interdisciplinares. A iniciativa teve a participação de membros e colaboradores da CPI, magistrados e professores da Universidade Católica Portuguesa, da Universidade do Minho e do Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Estiveram presentes mais de cem participantes entre os quais médicos, juristas, psicólogos, académicos, assistentes sociais, enfermeiros, autoridades e outros profissionais. A conferência consistiu numa reflexão sobre a relação das instituições com a pessoa idosa, numa visão global e integrada, abrindo o debate às questões jurídicas, médicas e sociais específicas da terceira idade.
20.02.2018
Póvoa de Lanhoso
Protocolo com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
A CPI e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso celebraram um protocolo de cooperação para a implementação do Provedor do Idoso no concelho. Na assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, o Presidente da CPI, Carlos Branco, bem como outros membros da direção.
25.09.2017
Porto
Protocolo de Cooperação Interinstitucional com o Ministério Público da Comarca do Porto
Formalizou-se nas instalações do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, o protocolo de cooperação entre a CPI e a Procuradoria da República da Comarca do Porto. Os objetivos definidos no protocolo consistem em alcançar as soluções mais adequadas à tutela dos interesses dos idosos e ao aperfeiçoamento da atuação judiciária, em colaboração com os órgãos competentes.
25.09.2017
Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP)
Protocolo de Cooperação
A CPI celebrou um protocolo de cooperação com o Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). O protocolo visa a realização de atividades conjuntas para a promoção da solidariedade entre gerações, favorecer a autonomia dos mais velhos com acessibilidade aos diferentes serviços, designadamente através da internet, para combater o isolamento e criar mecanismos para o envelhecimento com sucesso. Na assinatura estiveram presentes o Presidente do ISSSP, José Alberto dos Reis, o Presidente da CPI, Carlos Branco, bem como outros membros de ambas as instituições.
02.07.2017
Auditório São Marcos, Braga
III Conferência Necessidades e Desafios de uma Sociedade Envelhecida: que Respostas Sociais?

A CPI organizou a III Conferência Necessidades e Desafios de uma Sociedade Envelhecida: que Respostas Sociais? A conferência teve como convidado o Eurodeputado Engenheiro José Manuel Fernandes, o qual realizou uma apresentação. Foi debatido o papel das respostas sociais no quadro de uma sociedade envelhecida.

15.05.2017
Centro Cultural e Social de Vila Praia de Âncora
Dia Internacional da Família

No âmbito do dia internacional da família, a CPI participou na tertúlia sobre os Desafios Familiares na Atualidade. Foram abordadas questões relacionadas com os entraves legais existentes na intervenção com a população idosa, bem como qual a mais valia da criação de uma comissão de proteção ao idoso. Em representação da CPI, estiveram presentes e realizaram intervenções os membros da direção Conceição Sampaio e Armandina Conde e a colaboradora Fernanda Carvalho.

23.03.2017
Auditório São Marcos, Braga
II Conferência Ética e Cidadania

A CPI realizou a II Conferência Ética e Cidadania. A iniciativa teve como convidado e conferencista o Juiz Conselheiro Jubilado e antigo Ministro da Justiça Professor Doutor Laborinho Lúcio. A temática central de abordagem incidiu na promoção e proteção da pessoa idosa.

24.02.2017
Palácio do Raio, Braga
I Conferência A Dignidade do Idoso

A CPI realizou um ciclo de conferências destinado ao debate das políticas integradoras para combate à exclusão e violência contra os idosos. A conferência A Dignidade do Idoso teve como palestrantes os membros da CPI Eduardo Duque, Professor da Universidade Católica Portuguesa, e Conceição Sampaio, Juíza de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Braga. Estiveram presentes cerca de quarenta pessoas.

20.10.2016
Auditório Municipal de Lousada
IV Seminário A Proteção dos Idosos na Atualidade
A CPI participou no IV Seminário A Proteção dos Idosos na Atualidade, que decorreu no Auditório Municipal de Lousada, com o tema Boas Práticas.
14.10.2016
Câmara Municipal de Guimarães
Protocolo com a Câmara Municipal de Guimarães
A CPI celebrou com a Câmara Municipal de Guimarães um protocolo de cooperação para a implementação da figura do Provedor do Idoso no concelho. Na assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, o Presidente da CPI, Dr. Carlos Branco, bem como outros membros da direção.
23.09.2016
Braga
Protocolo de Cooperação Interinstitucional com o Ministério Público da Comarca de Braga
A CPI celebrou um protocolo de cooperação com o Ministério Público da Comarca de Braga. A cerimónia de assinatura decorreu no Tribunal Judicial da Comarca de Braga. Estiveram presentes o Procurador Coordenador da Comarca de Braga, Dr. Jorge Gonçalves, o Presidente da CPI, Dr. Carlos Branco, e outros membros da direção. No âmbito deste protocolo, as duas instituições comprometeram-se a unir esforços no combate à violência contra as pessoas idosas
20.09.2016
Auditório da Câmara Municipal de Fafe
Semana da Mobilidade e da Segurança – Ação de sensibilização Violência contra Idosos
A CPI participou numa sessão de esclarecimento para os idosos e instituições sociais sobre a violência contra as pessoas idosas. O tema principal desta sessão foi o perigo das burlas contra idosos.
16.09.2016
Amares
Protocolo com a Câmara Municipal de Amares
A CPI celebrou um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Amares para a implementação do Provedor do Idoso no concelho. Na assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Dr. Manuel Moreira, o Presidente da CPI, Dr. Carlos Branco, bem como outros membros da direção.
26.06.2015
Sociedade Galega de Geriatria e Gerontologia – Ourense
27º Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia
A CPI participou no 27º Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia, organizado pela Sociedade Galega de Geriatria e Gerontologia. O congresso decorreu nos dias 26 e 27 de junho de 2015, em Ourense. A CPI foi representada pelos membros Carlos Branco e Conceição Sampaio.
22.05.2015
Tribunal da Relação de Guimarães
II Jornadas O Direito e o Idoso
A CPI organizou uma conferência com o tema O Direito e o Idoso que decorreu no Tribunal da Relação de Guimarães. Esta iniciativa teve como objetivo refletir sobre a relação do direito com os idosos e debater as questões jurídicas específicas da terceira idade e os instrumentos legais existentes. Esteve presente o Senhor Presidente da Relação de Guimarães, Juiz Desembargador António Ribeiro, o qual realizou a abertura da sessão. Foram realizadas apresentações por juízes, magistrados do Ministério Público, advogados, professores universitários e um notário com os temas da formação e sensibilização para a questão do envelhecimento, a modernidade e a reconstrução da terceira idade, a incapacidade legal, o testamento vital, os direitos dos idosos na União Europeia, a violência e o idoso e a figura do cuidador.
13.03.2015
Tribunal Judicial de Braga
I Jornadas O Direito e o Idoso
A CPI organizou uma conferência com o tema O Direito e o Idoso que decorreu no Tribunal Judicial de Braga. Esta iniciativa teve como objetivo refletir sobre a relação do direito com os idosos e debater as questões jurídicas específicas da terceira idade, os instrumentos legais existentes enquanto garante dos direitos dos idosos e a criação e aplicação de medidas legislativas que garantam o exercício destes direitos. Estiveram presentes o Presidente da Comarca de Braga, Juiz Artur Dionísio, o qual realizou a abertura da sessão, e o Procurador Coordenador da Comarca de Braga, Dr. Jorge Gonçalves. Foram realizadas apresentações por juízes, magistrados do Ministério Público, advogados, professores universitários e um notário sobre as questões médico-legais suscitadas pelo testamento vital, os principais obstáculos ao acesso ao direito, uma reflexão sobre o tempo e o mérito e entre o ser e o envelhecer e a importância da criação da figura do Provedor do Idoso.
27.02.2015
Centro de Cultura e Desporto da Segurança Social de Braga
Workshop O Provedor do Idoso

A CPI realizou um workshop com o tema O Provedor do Idoso. Com esta iniciativa pretendeu-se abrir um espaço de debate e reflexão sobre os aspetos relacionados com o papel e o perfil da figura do Provedor do Idoso. Esta base de reflexão visou a implementação da figura do Provedor do Idoso em todos os municípios dos cinco distritos do norte do país. Estiveram presentes os membros da CPI, os quais orientaram e dinamizaram os trabalhos, e técnicos sociais de diversas instituições.